segunda-feira, 31 de março de 2008

Saúde x dengue

A luta mútua nas tentativas de combate ao mosquito da dengue
Com a confirmação de mais de 54 mortes por dengue no Rio de Janeiro noticiada pelos jornais foi dado o alarme para que todo o Brasil fique atento aos cuidados necessários para eliminação do mosquito.
O número de casos fez com que o Governo carioca solicitasse ajuda para que outros estados contribuíssem no atendimento às vítimas. Segundo o site Campograndenews, o secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta e o médico infectologista Rivado Venâncio estiveram no Rio de Janeiro para exposição da experiência sofrida por Campo Grande ano passado, e contribuir na busca por soluções da epidemia carioca.
--Estatística:
No site da BBCBrasil consta que, do total de 900 mil casos de dengue registrados em todo o continente no ano passado, 560 mil ocorreram no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2004 foram 112 mil infectados, no ano seguinte foram 204 mil, em 2006 foram 346 mil e, em 2007, foram registrados 560 mil casos de dengue em todo o Brasil. Foram 1,5 mil casos de dengue hemorrágica.
Outro continente de muita incidência é a Ásia, sendo que, no mundo todo, as ultimas cinco décadas os casos vem dobrando de número. No site consta que nos anos 50, a doença havia sido erradicada, mas com o crescimento populacional, o lixo e a água parada favoreceram a volta do mosquito urbano.
--Vacinas:
Sobre vacinação, um dos coordenadores do Departamento de Doenças Tropicais da OMS, Michael Nathan, diz tratar-se de uma proposta desafiadora para a ciência porque seria difícil a produção de uma vacina que proteja contra os quatro tipos de vírus, sendo mais provável que a vacina estimule a produção de anticorpos contra um ou dois tipos, mas deixe o organismo vulnerável para os demais, já que são quatro mutações viróticas do Aedes aegypti.

Cecília de Paiva
rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

Nenhum comentário: