terça-feira, 25 de março de 2008

Literatura Machadiana

Dica de Livro

Em 2008 comemora-se os 100 anos da morte de Machado de Assis (1839-1908) e aqui registramos uma dica de livro para que os seus admiradores encontrem 'novos olhares oblíquos e dissimulados'

Publicado por Jorge Zahar Editor "A economia em Machado de Assis: o olhar oblíquo do acionista" tem 272 páginas e é escrito por Gustavo Franco, professor da PUC-Rio e ex-presidente do Banco Central. A leitura bem argumentada é digna da escrita machadiana.
Leia a sinope da Jorge Zahar Editor:

Machado de Assis escreveu cerca de 600 crônicas entre 1883 e 1900, muitas delas publicadas em jornais da época e que trataram de temas importantes como a Abolição da Escravatura, o Encilhamento e a Proclamação da República. A partir desse rico e vasto material historiográfico, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco produziu uma seleção inédita de textos do escritor, que tratam de temas econômicos e financeiros da época. Além da seleção, Gustavo Franco introduz e comenta os textos de Machado de Assis, contextualizando os fatos que ganharam a atenção e o olhar do cronista. A economia em Machado de Assis é, assim, um privilégio historiográfico, a chance de visitar o passado brasileiro, em um momento rico e tumultuado, com a companhia de um dos grandes escritores da literatura mundial e um dos mais brilhantes economistas do país.

Machado de Assis teve que vencer a pobreza, a orfandade, a epilepsia, a gagueira, o preconceito étnico, as maldosas insinuações por ter casado com uma branca sendo mulato e ainda a terrível escolha de não ter tido filhos para não transmitir o legado da doença hereditária.
Link de acesso ao catálogo:


Cecília de Paiva
rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

Nenhum comentário: