quarta-feira, 26 de março de 2008

Projeto Brasil-Canadá

Intercâmbio Brasil-Canadá é adiado em Mato Grosso do Sul

A Associação do Projeto Rondon de Mato Groso do Sul recebeu convite para participar do Projeto Brasil-Canadá, mas resolveu recusá-lo após avaliar as possibilidades de execução ainda para este ano.
O convite partiu da Associação do Projeto Rondon do Rio Grande do Sul que desenvolve há alguns anos esse intercâmbio em conjunto com a ONG canadense Jeunesse Canadá Monde (Juventude Mundial Canadense). Segundo informações dos envolvidos, o projeto é formado por uma equipe composta por vinte pessoas, sendo nove estudantes canadenses e um professor, e a mesma quantidade de brasileiros.
Num total de um semestre, a equipe é recebida durante três meses em uma comunidade canadense e três meses em uma comunidade brasileira, sendo que todos dessa equipe devem entender a língua da comunidade onde atuarão.
Essa troca de experiências será nos moldes das ações rondonistas, com participação efetiva nos problemas dessas comunidades, sendo necessária a disponibilidade de acadêmicos que atendam aos requisitos exigidos.
O motivo da desistência dessa empreitada se deve a impossibilidade de preparo para formação de uma equipe que se apresente ainda neste semestre e de parcerias para concretização, inclusive de apoio financeiro. Ainda há a questão do preparo de ações de execução, sendo necessário divulgar em todas as universidades para que se dê conhecimento dessa possibilidade de atividade de extensão, com acadêmicos dispostos que consigam se comunicar em francês e também da disponibilidade de um professor que domine bem essa língua.
Sobre esse projeto, a recente posse da diretoria teve apenas tempo para se inteirar do formato de execução e de estudar as possibilidades de participação, fazendo vários contatos com a direção do Projeto Rondon-RS.
Em comunicado com o professor Tide José Martins, presidente do Projeto Rondon no Rio Grande do Sul, o professor e diretor do Projeto Rondon-MS, Adonir Rocha, agradeceu o convite e esclareceu a recusa de participação para este ano, desejando que outros projetos surjam e que Mato Grosso do Sul possa sempre contar com a experiência do Projeto Rondon-RS.


Cecília de Paiva
rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

Nenhum comentário: