quinta-feira, 20 de março de 2008

Estanislau Monteiro

Entrevista
Com Estanislau Monteiro Oliveira, Secretário-executivo da Associação Nacional dos Rondonistas.

por Cecília de Paiva

parte I

O professor, sociólogo e bacharel em direito Estanislau Monteiro estudou e depois lecionou na Universidade Federal de Pernambuco e fez mestrado no México com bolsa pela OEA. Desde 1968 faz história no Projeto Rondon, ocupando inclusive, a presidência da então Fundação Projeto Rondon (1993-1998)




Rondonews: E como o Projeto se movimenta financeiramente?
Estanislau: Na época da criação da Associação, procuramos o apoio necessário, em que os rondonistas que amavam o projeto saíam e procuravam os secretários de estados, prefeitos, empresários, indo buscar recursos para fazer as operações durante as férias de janeiro. Quando veio o apoio do Governo Lula junto com a Une, o Projeto Rondon iniciou nova fase de atuação. Logo foi qualificada como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Muitas ações começaram a ser financiadas pela Petrobrás, também a Caixa Econômica, a Vale do Rio Doce. Foi uma retomada após o reconhecimento do Governo.

Rondonews: Como atua a Associação diante de tantas organizações e lugares?
Estanislau: Geralmente se faz acordo de Cooperação técnica, como aconteceu com o Ministério da Defesa e da Educação. Algumas atividades são coordenadas pela Associação Nacional, outras pela Defesa, outras pelas associações existentes nos estados.

Rondonews: As associações existentes nos estados são independentes da Nacional?
Estanislau: Cada associação faz sua administração e operacionalização de forma independente, tem sua autonomia para buscar recursos para executar suas operações, mas devem seguir a filosofia e os objetivos do Projeto Rondon de forma que não ocorram desvirtuamentos.

Rondonews: Como são feitas as ações?
Estanislau: Os alunos atuam com os projetos de cidadania. Um exemplo é na atuação administrativa em relação à política. Ocorre que a maioria dos prefeitos não é corrupta. São despreparados. Por vezes, eles não têm capacidade para fazer a prestação de contas e aí o projeto ajuda nisso. São alunos atuando junto a técnicos, e preparados, chegam para resolver algo que se necessita no local. Outro tipo de atuação é na área da Educação Ambiental e na capacitação de professores da rede municipal de ensino. (cont.)

Rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social Projeto Rondon-MS
------------------------------------------------------

Nenhum comentário: