sábado, 22 de março de 2008

Pelo Brasil: UEMS no Pará

Operação Grão-Pará tem participação de estudante de Mato Grosso do Sul


Em janeiro de 2008 alguns rondonistas estiveram envolvidos em problemas de pequenos municípios, na tentativa de solução em conjunto com as ações municipais existentes, constatando situações deixadas de lado pelo poder público local, como a falta de saneamente básico.
Entre as universidades participantes da ação, estava presente a UEMS.

Veja parte da matéria da Agência Brasil:

"Os municípios que receberam a Operação Grão-Pará foram selecionados a partir de um levantamento dos maiores índices de pobreza e exclusão social. Cada localidade recebeu duas equipes, formadas por dois professores e seis estudantes. Eles permaneceram nos municípios por um período de 15 dias com o objetivo de trabalhar a consciência cidadã, o desenvolvimento local sustentável, o bem-estar e a gestão pública.

Para o estudante da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Tiago Borges, a experiência em Concórdia do Pará vai deixar saudades. "Foi um prazer estar aliado com os quilombolas, os assentamentos de produtores rurais, os estudantes, os funcionários públicos, a prefeitura e o governo do estado, que esteve apoiando a gente.”
A aluna da Faculdade Atlântico Sul de Pelotas (Fasp) Daniela Lacerda lembra da estada de 15 dias no interior do Pará com carinho e garante que a experiência vale a pena. “Tivemos um curso intensivo de Brasil.”
Criado em 1967 pelo governo federal, o Projeto Rondon foi suspenso em 1989 e reativado há dois anos. Entre 2005 e 2008, foram realizadas 13 operações, com um total de 4326 rondonistas e 282 municípios atendidos. O projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa, é apoiado por outros sete ministérios: Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde, Meio Ambiente, Integração Nacional, Esporte e Desenvolvimento Agrário, além da Secretaria-Geral da Presidência da República. A União Nacional dos Estudantes (UNE) também participa da elaboração dos planos.
Em julho, grande parte dos 31 municípios paraenses deve voltar a receber os rondonistas para a Operação Retorno."
link da notícia:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/27/materia.2008-01-27.9470338632/view



rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

Nenhum comentário: