quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bolívia: Debate de mulheres

Mulheres debatem comunicação


Cerca de 80 participantes indígenas, camponesas e afrodescendentes participaram do seminário-oficina "Mulheres indígenas na tomada de decisões e acesso à informação e novas tecnologias da comunicação", realizado nos dias 5 e 6 de junho, em La Paz.


O evento foi organizado pela Rede Nacional de Trabalhadoras da Informação e Comunicação Red-Ada e a secretaria do Fórum Permanente para as Questões Indígenas das Nações Unidas (SPFII).


Uma tradicional conversa deu início ao encontro. Painelistas ofereceram um panorama enriquecedor da comunicação e das novas tecnologias na Bolívia a partir de um enfoque de gênero. As mulheres manifestaram diferentes posições de como elas se vêem nos meios de comunicação. "Como mulheres, vemos como a televisão esquarteja, por que não nos mostram inteiras, tal como somos. Ao invés disso, nos mostram por partes, e aí nasce nossa indignação, pois convertemo-nos em objetos de publicidade", sublinharam.


Os meios de comunicação, disseram, devem valorizar a diversidade dos povos. "Os programas dos meios de comunicação deveriam respeitar e dar valor à diversidade dos povos indígenas, e não fazer o que tradicionalmente fazem, levando ao ar apenas notícias da cidade e não das comunidades, ignorando a realidade indígena".


Durante o encontro também foi debatida a necessidade de construir alianças estratégicas entre as redes das organizações indígenas, camponesas e afrodescendentes, com o intuito de fortalecer a comunicação entre elas e, nesse sentido, alcançar uma maior participação da mulher em espaços públicos e nos meios de comunicação.


As conclusões do encontro foram, entre outras: buscar que os meios de comunicação se apropriem da diversidade cultural do país; gerir recursos para que as organizações de base possam fazer suas próprias produções; trabalhar com seriedade e responsabilidade para contar com uma comunicação libertadora; equilibrar o tratamento de temas da mulher indígena nos meios de comunicação social.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

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