sexta-feira, 2 de maio de 2008

Viver na Austrália


A Austrália é uma nação de imigrantes que se identifica com valores como a tolerância e uma absoluta rejeição `a discriminação racial. A população australiana está formada por pessoas provenientes de todos os cantos do mundo. Ao redor de 23% dos australianos nasceram em outro país e pelo menos uma quarta parte da população tem pais que nasceram no exterior.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a nação entrou em um período de boom econômico, com a abertura de mineradoras e com importantes projetos para a construção da nação. Os anos 50 foram um tempo de estabilidade política baseada no desenvolvimento de uma próspera sociedade de proprietários urbanos, que facilitou a entrada de cidadãos imigrantes no país.
Depois das décadas de 50 e 60, chegou `a Austrália uma onda de imigrantes não ingleses, fundamentalmente da raça branca, a maioria procedente do Sul e Oriente Europeus. Essas sucessivas ondas migratórias transformaram por completo o país, sobre tudo nas grandes cidades.
Nas décadas de 70 e 80, a Austrália recebeu muitos imigrantes da América Latina, principalmente do Cone Sul, que escapavam das crises que atravessavam seus países. Diferentemente do que aconteceu com os latinos que imigraram para a Europa nesses anos, quem imigrou para a Austrália se estabeleceu e segue radicado nessa região.
Latinos na Austrália
Argentinos, brasileiros, chilenos, colombianos, mexicanos, peruanos, uruguaios e venezuelanos, entre outros, ganharam seu lugar na sociedade australiana, onde encontraram um espaço para expressar-se e desenvolver atividades próprias de seus países de origem.
Em qualquer cidade da Austrália é possível encontrar um restaurante de comida mexicana, um clube de latinos solidários, uma exposição de artesanato indígena ou algum clube onde se pode tomar classes de tango ou salsa.
Os latinos, como todas as comunidades imigrantes, não sofrem nenhum tipo de discriminação e gozam do bem-estar social e econômico que este país lhes brinda.





rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

Nenhum comentário: