Mostrando postagens com marcador bolsas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bolsas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de abril de 2008

Bolsistas Prouni



Bolsas e estágios beneficiam segundo semestre de 2008
Folha/Educação

Uma portaria assinada neste sábado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, estabelece a possibilidade de financiamento da parte não coberta pelo ProUni (Programa Universidade para Todos). O benefício cobre 50% do valor da mensalidade e, com a medida, o estudante poderá financiar os outros 50%.
A assinatura do documento ocorreu em Nova Iguaçu (RJ), em encontro do ministro com o prefeito Lindberg Farias (PT) e alunos beneficiados pelo programa no Fórum Mundial da Educação. Para entrar em vigor o decreto precisa ser publicado no 'Diário Oficial da União', o que deve ocorrer na terça-feira (1º).
A medida valerá a partir do segundo semestre deste ano, uma vez que o processo seletivo para o primeiro semestre já foi feito.
No primeiro semestre de 2008, o processo seletivo do ProUni ofereceu 106.048 bolsas de estudos. Dados do ministério da Educação apontam que só no Estado do Rio são 29.546 alunos com bolsas do ProUni, dos quais, 26.454 com bolsas integrais e 3.092 com bolsas de 50%.
Estágio
Durante o evento, a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, anunciou a abertura de 2.000 vagas de estágio para bolsistas do ProUni. A proposta é que o aluno faça estágio de cinco horas por dia, de segunda a sexta-feira, e receba uma bolsa de R$ 475 por mês.
O estágio será oferecido aos alunos que cursam o quinto semestre do curso. O estágio tem duração de um a dois anos e será feito nas áreas do banco que cuidam de recursos humanos, marketing, contabilidade e setor jurídico.
Link de consulta:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u387127.shtml

rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com

segunda-feira, 24 de março de 2008

Capes: programa de bolsas

Veja a notícia da Capes sobre o programa que beneficia alunos de cursos de licenciatura e pedagogia de instituições federais de educação superior (Ifes).


Capes recebe inscrições para Programa Pibid

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). O programa beneficia alunos de cursos de licenciatura e pedagogia de instituições federais de educação superior (Ifes), com o objetivo de incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores – ciência e matemática de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, e física, química, biologia e matemática para o ensino médio. “Pela primeira vez, a Capes está se preocupando não só com a formação de docentes para a educação superior, mas de docentes com educação superior para a educação básica”, destaca o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, Dilvo Ristoff. Ele explica que o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola, e os sistemas estaduais e municipais. E salienta: “o Pibid, pelo direcionamento de suas ações, é um projeto extremamente importante para a educação brasileira: ele integra os diferentes níveis de ensino, valoriza o espaço pedagógico e promove o futuro profissional do magistério da educação básica”. Os recursos do Pibid para 2008 são de R$ 39 milhões, que serão utilizados para o pagamento de bolsas. O coordenador geral do projeto e os subcoordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais no valor de R$ 1 200,00. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 300,00 por mês. E os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600, 00 por mês. Podem se inscrever as Ifes que ofereçam licenciaturas com conceitos satisfatórios no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições são em fluxo contínuo. Os projetos que derem entrada até agosto poderão iniciar ainda neste ano. Quem entrar a partir de setembro, só iniciará em 2009.
Veja mais informações no link da notícia:
http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0919.html

rondonnews-ms
Assessoria de Comunicação Social
rondonnews-ms.blogspot.com
e-mail: rondonnews.ms@gmail.com